Criando Arquivo para Memória Swap

Swap File

Olá a todos, hoje vamos ver como criar um arquivo de memória swap no linux, este arquivo será utilizado pelo sistema para ampliar a memória ram do seu servidor, o desempennho é bem menor pois o arquivo fica em disco, porém evita de ter aplicativos parando de funcionar por falta de memória dando uma maior estabilidade ao sistema. Normalemente durante a instalação do SO, é criada  uma partiação dedicada para uso como swap, mas em alguns casos ( como servidores virtualizados ) essa partição normalmente não está disponível, utilizando um arquivo simplifica a tarefa, não havendo a necessidade de reparticionar o seu disco.

Bem , vamos lá, para inicializar o arquivo  utilizamos o comando dd, que irá criar o arquivo do tamanho especificado ( 1G no exemplo abaixo ).

dd if=/dev/zero of=/swapfile bs=1024 count=1024000

Caso queira alterar o tamanho, basta especificar no parâmetro count do dd. Normalemente recomenda-se um arquivo swap to mesmo tamanho da memória ram do sistema, mas não irei entrar nesse quesito aqui, fica a critério de cada um.

Agora vamos criar o sistema de arquivos dentro do arquivo, “formatá-lo”.

mkswap /swapfile

Tudo pronto para uso, agora vamos ativá-lo no sistema:

swapon /swapfile

Dessa forma, quando verificar a memória disponível será exibido o swap assim:

free -m
Every 2.0s: free -m Wed Feb 1 17:47:23 2017

total used free shared buffers cached
Mem: 993 920 73 5 9 407
-/+ buffers/cache: 504 489
Swap: 999 0 999

Dessa forma seu arquivo de swap já está disponível para o sistema, porém ele não será ativado automáticamente na inicialização, para isso é necessário acrescentar uma linha no arquivo /etc/fstab, que indicará ao sistema como montar nosso aquivo.

Adicione a seguinte linha ao final do seu arquivo /etc/fstab:

/swapfile swap swap defaults 0 0

Tudo pronto, só utilizar.

Deixe uma resposta